A comunicação como aliada da liderança para resolver conflitos e incentivar a colaboração

A comunicação pode ajudar a promover um ambiente de trabalho mais empático e, consequentemente, mais colaborativo. E, para isso, cabe à liderança criar um espaço onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados.

Noélia Prado

6/13/20252 min read

A comunicação pode ajudar a promover um ambiente de trabalho mais empático e, consequentemente, mais colaborativo. E, para isso, cabe à liderança criar um espaço onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados.

A Comunicação Não-Violenta (CNV), ou Comunicação Empática, é uma grande aliada. Não apenas melhora a confiança e o respeito, que são a base das interações de qualidade, como tem impacto direto na produtividade das empresas.

Compartilho com você algumas práticas que aprendi ao longo da minha carreira na gestão de equipes.

É importante incentivarmos a prática da escuta ativa, permitindo que todos sejam ouvidos e compreendidos. Um bom líder é um bom ouvinte e consegue repassar suas ideias de forma clara e criar um ambiente em que colaboradores sentem que suas opiniões são respeitadas.

Para isso, podemos utilizar os componentes da CNV para abordar e resolver conflitos de maneira construtiva, valorizando as contribuições de cada membro da equipe. Isso minimiza o tempo e os recursos gastos em disputas internas.

Para promover a colaboração e a cocriação, as pessoas precisam entender o que a liderança deseja. A CNV ajuda na construção e definição de metas de forma clara, e no compartilhamento das expectativas, reduzindo mal-entendidos.

Escolha uma reunião ou interação futura com sua equipe para aplicar os princípios da CNV. Planeje como você usará os quatro componentes (observação, sentimento, necessidade e pedido) para guiar a comunicação. Pode ser uma reunião de planejamento, uma sessão de feedback ou uma discussão sobre um projeto.

Observação: Antes da reunião, pense em quais fatos ou situações você gostaria de abordar. Anote-os de forma objetiva, sem julgamentos.

Sentimento: Reflita sobre os sentimentos que essas observações despertam em você e como eles podem impactar a equipe. Lembre-se que a CNV é sobre você e não sobre as outras pessoas.

Necessidade: Identifique as suas necessidades que você gostaria de atender durante a reunião.

Pedido: Formule pedidos claros e específicos que você fará durante a reunião para atender às suas necessidades identificadas.

Durante a reunião, aplique os princípios da CNV. Esteja atento(a) à sua linguagem, inclusive corporal, e à forma como você se expressa.

Após a reunião, reflita sobre como a aplicação da CNV influenciou a dinâmica da interação. O que funcionou bem? Houve desafios? Como os membros da equipe reagiram?

Com base na reflexão, identifique ajustes que você pode fazer para futuras interações. Considere como você pode continuar a integrar a CNV em sua prática de liderança.

Dica: Compartilhe sua experiência com um colega ou mentor e discuta os resultados. Isso pode oferecer novas perspectivas sobre a forma como você se comunica.

No próximo texto, eu falo sobre um outro assunto importante relacionado à maneira como nos comunicamos e nos relacionamos com as pessoas no trabalho.

Um equívoco que, às vezes, os líderes cometem é trabalhar a comunicação somente no relacionamento intersetorial e não fazer o mesmo na relação com os pares e superiores hierárquicos. E isso pode gerar consequências.