Ambiente de confiança nas organizações
Um ambiente corporativo saudável é aquele em que as equipes sentem que os seus líderes confiam no trabalho que desenvolvem.
Noélia Prado
12/5/20242 min read
Um ambiente corporativo saudável é aquele em que as equipes sentem que os seus líderes confiam no trabalho que desenvolvem.
A confiança abre as portas para uma comunicação mais eficaz e faz com que as pessoas tenham mais disposição para compartilhar suas opiniões e preocupações. Isso gera discussões mais profundas e soluções mais criativas.
A confiança também estimula o crescimento pessoal e profissional. Quando os líderes permitem que os colaboradores assumam riscos calculados e aprendam com os erros, eles promovem um ambiente de aprendizado e inovação. Isso se traduz em maior produtividade.
Quando alguém critica algo da equipe você já concorda de imediato ou busca entender o que ocorreu para depois emitir uma opinião?
Imagine a situação:
Você está em uma reunião com vários setores da empresa. Um representante de outra área critica um dos seus colaboradores por, supostamente, não ter feito algo. Qual a primeira coisa que você faz?
a) Concorda com ele e, imediatamente, manda um e-mail ou uma mensagem em um aplicativo, com cópia para todos, cobrando o seu colaborador.
b) Ouve a crítica, busca entender o que houve e só então emite uma opinião.
Com qual opção você se identifica?
Na minha visão, a confiança contribui para a saúde organizacional, especialmente com as mudanças nas relações profissionais, como destacou a pesquisa da Mckinsey sobre o Índice de Saúde Organizacional (OHI).
Desde 2003, a consultoria divulga, anualmente, o Índice de Saúde Organizacional (OHI), que busca avaliar os avanços na ciência organizacional e as mudanças percebidas.
A pesquisa avalia 9 dimensões:
1 - Direção
2 - Liderança
3 - Ambiente de trabalho
4 - Responsabilidade
5 - Coordenação e controle
6 - Capacidade
7 - Motivação
8 - Inovação e aprendizagem
9 - Orientação externa
Fonte: Healthy organizations keep winning, but the rules are changing fast - Agosto 2024 - www.mckinsey.com
Os resultados divulgados, em artigo publicado em agosto deste ano, demonstraram que o aumento do desempenho organizacional e da saúde da empresa passam por novas práticas.
A McKinsey observou mudanças com relação ao propósito, à tomada de decisão, à experiência dos funcionários, à tecnologia e capacidades digitais, à sustentabilidade e à liderança.
Segundo a última pesquisa, a mudança sobre propósito é importante considerando-se a porcentagem de colaboradores mais jovens atualmente no mercado de trabalho. Ao serem questionados sobre a razão pela qual decidiram pelo emprego atual, para eles um trabalho com propósito é mais importante que a remuneração.
"Propósito organizacional pode fracassar quando os funcionários não conseguem vinculá-lo ao que fazem todos os dias".
Ainda de acordo com a McKinsey, o tipo de liderança também mudou. "Os novos dados nos dizem que não existe nenhuma situação em que os líderes precisem seguir a antiga máxima 'Faça o que eu disse'. Atormentar pessoas, microgerenciá-las e aplicar autoridade posicional para pressioná-las a fazer mais e melhor não é mais eficaz em comparação com formas alternativas de liderança e não promovem a saúde organizacional".
