As redes sociais são aliadas das empresas, ou não?
Elas são ferramentas importantes para o relacionamento com os clientes e com os colaboradores e para divulgar produtos e serviços. As equipes de Comunicação Corporativa traçam suas estratégias, a partir dos objetivos propostos, utilizando esse canal da melhor maneira possível.
Noélia Prado
11/26/20242 min read
As redes sociais, inegavelmente, desempenham um papel muito importante em nosso dia a dia. Nós as utilizamos com objetivos diferentes e das mais variadas maneiras. Quantos de nós não analisamos os perfis dos nossos contatos só pelo conteúdo postado nas plataformas de comunicação? Avaliamos se pensam como nós ou se têm posicionamentos totalmente antagônicos, o que curtem, a quem seguem, etc.
Eu costumo dizer nas minhas palestras que todos nós devemos pensar muito antes de fazer uma postagem. Mesmo que, segundos depois, apaguemos o post, alguém viu e, até mesmo, fez uma cópia. Não à toa, comumente, as páginas de entretenimento divulgam notícias de pessoas conhecidas do grande público com prints, geralmente comprometedores, acompanhadas da informação “Fulano apagou logo depois o post”. E o print segue eterno.
Para as empresas, as redes sociais são ferramentas importantes para o relacionamento com os clientes e com os colaboradores e para divulgar produtos e serviços. Cada vez mais a interação com os diversos públicos é mediada pelas redes sociais. As equipes de Comunicação Corporativa traçam suas estratégias, a partir dos objetivos propostos, utilizando esse canal da melhor maneira possível.
Além disso, há sempre aquela dúvida por parte de funcionários dos mais diversos setores das empresas: “o que posso postar, será que vai dar algum problema, de que maneira a empresa irá entender o que eu postei…” Já tive que responder a perguntas semelhantes.
Houve um caso, esta semana, que cito como exemplo do quanto é necessário tomar algumas precauções: a reação negativa do mercado à postagem de um colaborador de uma empresa listada na Bolsa de Valores. Os dados que foram divulgados - em divergência com o que os investidores haviam tomado conhecimento nas informações oficiais - provocaram a queda do valor das ações da empresa. Com certeza, não foi com essa intenção que o post foi feito.
É importante sermos criteriosos com o que publicamos, principalmente sobre o local em que trabalhamos. O cuidado com informações sigilosas, documentos ou dados institucionais, pode evitar mal-estar interno, ou externo. Na dúvida, não poste.
Os líderes devem se antecipar aos detalhes que, nem sempre, os colaboradores prestam atenção. Ainda que seja uma ação ou evento interno, a possibilidade de postagem nas mídias sociais é grande.
Uma dica? A maioria das empresas sugere que os funcionários divulguem notícias positivas em seus canais pessoais. Faz parte da rotina. Nesses casos, é importante envolver as equipes de Comunicação e, para o caso de empresas de capital aberto, a área de Relações com Investidores.
