Comunicação Empática e Liderança
Há lideranças que conseguem inspirar e engajar equipes. Outras ainda enfrentam desafios e, muitas vezes, não sabem o motivo. A comunicação ajuda a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo..
Noélia Prado
5/30/20253 min read
Nas últimas semanas, abordei a Comunicação Não-Violenta (CNV), ou Comunicação Empática, no Setor de Saúde. Recebi várias mensagens e pude discutir experiências sobre o tema. Foi muito gratificante perceber o interesse dos profissionais.
A CNV pode fazer parte do nosso dia a dia, especialmente nesse momento de transformações nas relações profissionais e pessoais. Para continuarmos a discutir a importância da CNV e da gentileza, vou abordar os temas relacionados à maneira que lideramos equipes.
Há lideranças que conseguem inspirar e engajar equipes. Outras ainda enfrentam desafios e, muitas vezes, não sabem o motivo. A comunicação ajuda a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. Se você lidera equipes multidisciplinares, que tal me acompanhar por aqui?
Vou dividir experiências positivas assim como aquelas em que só depois do acontecido pude avaliar a maneira como eu lidei com várias situações.
Para começar, vamos relembrar o conceito de CNV. É uma abordagem que busca mudar a forma como nos expressamos e ouvimos os outros, promovendo uma comunicação mais autêntica e empática.
Ela foi sistematizada pelo psicólogo Marshall Rosenberg (1934-2015) e tem como objetivo aperfeiçoar relacionamentos na resolução de conflitos. Segundo ele, é mais do que uma técnica de comunicação, é uma filosofia de vida para a construção de relações mais humanas.
“A CNV ensina a observar com cuidado e sermos capazes de identificar os comportamentos e as situações que nos afetam. Aprendemos a identificar e expressar claramente o que de fato desejamos em qualquer situação. A forma é simples, mas profundamente transformadora” - Marshall Rosenberg
Ela se baseia em quatro componentes principais:
Observação: Enxergar a situação de forma objetiva, sem julgamentos ou avaliações.
Sentimento: Identificar e expressar os sentimentos que surgem a partir da observação.
Necessidade: Reconhecer as necessidades subjacentes aos sentimentos.
Pedido: Fazer pedidos claros e específicos para atender às necessidades identificadas.
A prática da Comunicação Empática pode trazer muitos benefícios para a liderança e sua equipe, como a redução de conflitos, o fortalecimento de relacionamentos e a criação de um ambiente de trabalho mais gentil. Ao focar na empatia e na compreensão mútua, a CNV permite que as pessoas se sintam mais ouvidas e mais valorizadas.
Que tal praticar os quatro componentes da CNV em uma situação recente em que a comunicação com um membro da equipe não foi tão eficaz quanto poderia ter sido? Pode ser um conflito, uma situação, um mal-entendido ou uma conversa difícil.
Um exemplo:
Observação: você observa que um membro da sua equipe interrompe os outros várias vezes em uma reunião. Você poderia dizer: "Durante a reunião de ontem, notei que você interrompeu seus colegas várias vezes enquanto eles estavam falando."
Sentimento: a CNV é sobre nós. Não sobre os outros. Então, identifique e escreva os sentimentos que poderia explicar como se sentiu na situação. Você poderia dizer: "Eu me senti frustrado(a) porque pareceu que as ideias dos outros não estavam sendo ouvidas."
Necessidade: reflita sobre quais as suas necessidades não foram atendidas na situação. Você poderia dizer "Tenho a necessidade de garantir que todos na equipe tenham a oportunidade de compartilhar suas ideias."
Pedido: formule um pedido claro e específico. "Na próxima reunião, você poderia esperar até que a pessoa termine de falar e conclua o raciocínio antes de compartilhar suas ideias?"
Reflita sobre como a aplicação da CNV poderia ter mudado o resultado da situação. Como você se sentiu ao reformular a situação? Quais seriam os desafios?
Compartilho uma dica que, por experiência própria, ajuda a entender e refletir sobre várias situações.
Que tal manter um diário de comunicação onde você possa registrar situações e praticar a aplicação da CNV regularmente? Isso ajudará a internalizar os conceitos e melhorar suas habilidades de comunicação ao longo do tempo. A abordagem CNV é um aprendizado desafiador e contínuo.
No próximo texto, falo mais sobre o assunto.
