Gentileza nas empresas

"O que eu sei da minha pesquisa é que, quando temos ambientes gentis, somos mais produtivos, criativos, prestativos, felizes e saudáveis".

Noélia Prado

12/14/20242 min read

Christine Porath, autora de “Mastering Civility: a Manifesto for the Workplace" e co-autora de “The Cost of Bad Behavior”, falou sobre a gentileza nos ambientes corporativos, em um TED Talks que já conta com quase 4 milhões de visualizações.

Separamos alguns pontos para compartilhar com você!

Ela verificou, em suas pesquisas, que a falta de gentileza afetou o desempenho e resultados das pessoas no trabalho:

  • 66% reduziram seus esforços;

  • 80% perderam tempo preocupadas com o que aconteceu;

  • 12% deixaram o emprego.

A grosseria afeta nossas emoções, atenção, foco, motivação, desempenho e a forma como tratamos as pessoas.

“As pessoas também não são mais gentis porque estão descrentes, e até mesmo preocupadas, a respeito de parecerem gentis. Elas acreditam que assim não se mostram como líderes".

"Compensa ser gentil? Sim.

  • Não sabotar alguém não é o mesmo que incentivar alguém;

  • A gentileza está até nas pequenas coisas como sorrir ou cumprimentar as pessoas no corredor e prestar atenção quando alguém está falando conosco;

  • “ Você pode ter opiniões fortes, discordar, entrar em conflitos ou dar feedback negativo de forma gentil, com respeito".

Pesquisa realizada em uma empresa de biotecnologia revelou que:

  • Pessoas vistas como gentis tinham o dobro de chances de serem vistas como líderes e tinham uma alta performance;

  • A gentileza compensa porque as pessoas a veem como uma combinação de duas características-chave: caloroso e competente + amigável e inteligente.

Dados de 20 mil empregados no mundo revelaram que o que as pessoas querem dos seus líderes é: respeito.

“Ser tratado com respeito é mais importante do que reconhecimento e valorização, feedback útil e, mesmo, oportunidades de aprendizado”.

Os que se sentiam respeitados eram:

  • 56% mais saudáveis;

  • 92% mais focados;

  • 1,1 x mais propensos a ficar na empresa;

  • 55% mais comprometidos.

Como incentivar as pessoas a se sentirem mais respeitadas no trabalho?

Segundo Christine, pequenas coisas já fazem diferença:

  • Agradecer pelo trabalho;

  • Compartilhar méritos;

  • Escutar atentamente;

  • Fazer perguntas humildemente;

  • Sorrir.

Regra dos 3m e 1,5m implantada na Ochsner Health System e seus efeitos:

Se estiver a 3m de alguém, você faz contato visual e sorri. Se estiver a 1,5m você cumprimenta.

Resultado:

"A gentileza se espalhou e os níveis de satisfação dos pacientes aumentaram, bem como as suas recomendações".

É possível ter altos padrões de desempenho com gentileza. Ela pode, inclusive, impulsionar a performance das empresas.

"O que eu sei da minha pesquisa é que, quando temos ambientes gentis, somos mais produtivos, criativos, prestativos, felizes e saudáveis".

Para ver o vídeo da palestra clique aqui

Para nós, a gentileza é a melhor maneira de convivermos em sociedade.

Que tal ser gentil no trabalho, em casa, online, com os amigos, nas escolas e em nossas comunidades?