Gentileza nas empresas
"O que eu sei da minha pesquisa é que, quando temos ambientes gentis, somos mais produtivos, criativos, prestativos, felizes e saudáveis".
Noélia Prado
12/14/20242 min read
Christine Porath, autora de “Mastering Civility: a Manifesto for the Workplace" e co-autora de “The Cost of Bad Behavior”, falou sobre a gentileza nos ambientes corporativos, em um TED Talks que já conta com quase 4 milhões de visualizações.
Separamos alguns pontos para compartilhar com você!
Ela verificou, em suas pesquisas, que a falta de gentileza afetou o desempenho e resultados das pessoas no trabalho:
66% reduziram seus esforços;
80% perderam tempo preocupadas com o que aconteceu;
12% deixaram o emprego.
A grosseria afeta nossas emoções, atenção, foco, motivação, desempenho e a forma como tratamos as pessoas.
“As pessoas também não são mais gentis porque estão descrentes, e até mesmo preocupadas, a respeito de parecerem gentis. Elas acreditam que assim não se mostram como líderes".
"Compensa ser gentil? Sim.
Não sabotar alguém não é o mesmo que incentivar alguém;
A gentileza está até nas pequenas coisas como sorrir ou cumprimentar as pessoas no corredor e prestar atenção quando alguém está falando conosco;
“ Você pode ter opiniões fortes, discordar, entrar em conflitos ou dar feedback negativo de forma gentil, com respeito".
Pesquisa realizada em uma empresa de biotecnologia revelou que:
Pessoas vistas como gentis tinham o dobro de chances de serem vistas como líderes e tinham uma alta performance;
A gentileza compensa porque as pessoas a veem como uma combinação de duas características-chave: caloroso e competente + amigável e inteligente.
Dados de 20 mil empregados no mundo revelaram que o que as pessoas querem dos seus líderes é: respeito.
“Ser tratado com respeito é mais importante do que reconhecimento e valorização, feedback útil e, mesmo, oportunidades de aprendizado”.
Os que se sentiam respeitados eram:
56% mais saudáveis;
92% mais focados;
1,1 x mais propensos a ficar na empresa;
55% mais comprometidos.
Como incentivar as pessoas a se sentirem mais respeitadas no trabalho?
Segundo Christine, pequenas coisas já fazem diferença:
Agradecer pelo trabalho;
Compartilhar méritos;
Escutar atentamente;
Fazer perguntas humildemente;
Sorrir.
Regra dos 3m e 1,5m implantada na Ochsner Health System e seus efeitos:
Se estiver a 3m de alguém, você faz contato visual e sorri. Se estiver a 1,5m você cumprimenta.
Resultado:
"A gentileza se espalhou e os níveis de satisfação dos pacientes aumentaram, bem como as suas recomendações".
É possível ter altos padrões de desempenho com gentileza. Ela pode, inclusive, impulsionar a performance das empresas.
"O que eu sei da minha pesquisa é que, quando temos ambientes gentis, somos mais produtivos, criativos, prestativos, felizes e saudáveis".
Para ver o vídeo da palestra clique aqui
Para nós, a gentileza é a melhor maneira de convivermos em sociedade.
Que tal ser gentil no trabalho, em casa, online, com os amigos, nas escolas e em nossas comunidades?
