Inteligência artificial e padronização

Profissionais de vários mercados utilizam as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para produção de conteúdo.

Noélia Prado

2/26/20251 min read

🚨 Alerta de polêmica 😊

Vi essa imagem em um post há pouco tempo em uma rede social (infelizmente, não me lembro de quem e não sei a fonte da imagem), e acabei salvando em meu dispositivo.

Hoje, ao ler um texto de uma pessoa da minha rede, eu me lembrei dela.

👉 Profissionais de vários mercados utilizam as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para produção de conteúdo. É uma boa estratégia para se posicionar e ter visibilidade na divulgação de ideias, de conteúdos e de venda de serviços e produtos.

Mas, a utilização de AI pode "denunciar" que não se trata de um texto autoral.

Quem já está na área de Comunicação há um tempo acaba percebendo algumas palavras e termos utilizados pela IA. Algumas delas:

➡️ É crucial considerar...
A AI ama essa palavra "crucial", "fundamental", dentre outras.

➡️ Imagine a situação...
➡️ Você vai mergulhar em...
➡️ É notável que...
Vejo essas expressões, eu já penso: pediu à ferramenta um exemplo de storytelling e/ou situações do cotidiano.

⚠️ Utilizar essas palavras e expressões não significa que o texto foi gerado por ferramentas, mas a chance é grande. Outros pontos também são reveladores, mas isso é tema para outro momento. 🫢

Não há problema em usar AI. Há várias ferramentas disponíveis. Ela não é mais o futuro e, sim, o presente. Mas, é bom prestar atenção: que tal deixar o texto com a "sua cara"?