Inteligência Emocional e Liderança
Veja como elas se conectam e trace um plano de ação para aprimorar os componentes da Inteligência Emocional em sua liderança e nos relacionamentos no trabalho.
Noélia Prado
1/27/20254 min read
"Um líder bem sucedido criará um ambiente colaborativo em que as pessoas trabalhem em conjunto para alcançar metas audaciosas. Se as pessoas não cooperarem e respeitarem umas às outras, a empresa vai fracassar" - Fred Kofman - Livro Liderança e Propósito
A Inteligência Emocional é muito importante para um(a) Líder que Comunica. Os exemplos a seguir são fictícios, mas podem acontecer em qualquer empresa.
Os componentes da Inteligência Emocional são:
Autoconhecimento
Autocontrole
Motivação
Empatia
Destreza social
Os dois primeiros componentes dizem respeito à sua autogestão. Os demais são sobre a sua capacidade de administrar relacionamentos interpessoais.
1 - Autoconhecimento
É aqui que devemos, de forma honesta, avaliar os nossos pontos fortes e as nossas limitações. Só assim podemos agir sobre cada um deles.
Faça uma análise realista sobre como você se comunica com sua equipe, sua liderança e seus colegas. Pessoas com baixo autoconhecimento são mais sensíveis às críticas. Responda sinceramente: como você lida com os feedbacks da equipe, dos colegas e da sua liderança?
Autoconhecimento na prática
Imagine a seguinte situação: um gerente financeiro percebeu que sempre fica sobrecarregado no período do fechamento do mês. Ele tem a tendência de centralizar os processos e se estressa facilmente. Sabe que o ambiente de trabalho fica mais tenso. Reconhecendo isso, decidiu fazer um curso de práticas de mindfulness. Com o tempo, ele se tornou mais consciente de suas emoções. Sabendo que tem problemas em delegar tarefas complexas, ele solicitou apoio da equipe para criarem, em conjunto, fluxos de trabalho que permitam o compartilhamento de informações e as entregas dentro do prazo.
2 - Autocontrole
Este é um outro componente importante da Inteligência Emocional. De que maneira você administra a suas emoções? Um(a) Líder que Comunica sabe a hora de se controlar. Alguém da equipe não entregou o trabalho como deveria? Preste atenção em como você reage quando algo sai diferente do planejado. Não veja uma falha, um erro ou um equívoco da sua equipe como algo pessoal.
Se você é um(a) líder que "explode" na frente da sua equipe, o autocontrole se torna um ponto de atenção. Sua equipe não pode ter medo de você. Dar as ordens sem dialogar é um método muito antiquado de liderança e impede o fluxo de informação.
Autocontrole na prática
Veja o seguinte exemplo: um diretor de operações enfrentou uma situação de crise, após uma falha na etapa de produção, que afetou a distribuição do produto. Ele, em vez de reagir de forma impulsiva culpando a equipe, manteve o foco. Convocou, imediatamente, uma reunião, incentivando todos os envolvidos a compartilharem opiniões para a resolução do problema. Ao final, um plano de ação foi criado. A maneira de lidar com a situação, de forma controlada, ajudou a manter a equipe coesa para colaborar na busca da resposta à crise.
“Líder com autocontrole dos sentimentos e impulsos - ou seja - que é racional - é capaz de criar um ambiente de confiança e imparcialidade. A produtividade cresce”. Daniel Goleman - Quem define um líder? Harvard Business Review
3 - Motivação
A palavra motivação tem origem no latim motivus, que significa mover. É conduzir a equipe no dia a dia da liderança. Um(a) Líder que Comunica gosta de aprender e se orgulha do trabalho bem-feito. Com isso, busca novas abordagens e acha importante saber como está se saindo. Além, é claro, de avaliar o progresso de todos. Quem foca nesse componente é orientado(a) a superar as expectativas, individuais e as da equipe, e está aberto(a) a novas possibilidades. Encontre maneiras de motivar a sua equipe. Um exemplo é dar os créditos devidos quando há a implementação de uma boa ideia.
Motivação na prática
Uma coordenadora de vendas notou que, devido às metas desafiadoras, a equipe estava desmotivada. Ela buscou apoio do RH e convidou um palestrante para compartilhar suas experiências como líder e estratégias para superar os desafios. Além disso, começou um trabalho de reconhecimento periódico dos desempenhos individuais e coletivos. A liderança avaliou, também, o que era necessário para compartilhar as metas, os desafios e as conquistas com as equipes.
4 - Empatia
Um(a) Líder que Comunica empático(a) percebe os diversos pontos de vista e sabe que há culturas, crenças e opiniões diferentes. Lembra do “não precisa ser amigo de infância…?”
Dica
Leia mais! Diversos autores e gêneros literários. Uma maneira de exercer a empatia é ter conhecimento sobre diferentes realidades, saberes e costumes sociais. “Saia da sua caixinha”.
“Empatia é o antídoto para mal-entendidos e equívocos. Pessoas empáticas estão atentas às sutilezas da linguagem corporal, conseguem ouvir a mensagem por trás das palavras e têm consciência das diferenças”. Daniel Goleman em Quem define um líder? Harvard Business Review
Empatia na prática
Uma líder do Setor de Compras percebeu que um dos seus colaboradores, que é sempre muito falante e que se relaciona com todo mundo, estava mais quieto e cabisbaixo. Ela não ignorou o que estava acontecendo e buscou saber o motivo daquele comportamento. Descobriu que ele estava passando por sérios problemas familiares. Ela abriu espaço para o colaborador se expressar e também compartilhou experiências pessoais. Como resultado, ele se sentiu apoiado e valorizado.
5 - Destreza Social
A destreza social é o somatório das outras dimensões da Inteligência Emocional. Um(a) Líder que Comunica ouve sua equipe e, até mesmo, abre mão de uma ideia ou um caminho, se não fizer sentido. Busca estar sempre disposto(a) a chegar a um consenso. A comunicação auxilia na construção de acordos. Saber “vender” ou “comprar” uma ideia é muito importante. Você não precisa socializar o tempo todo, mas quando precisar fazê-lo, como as pessoas te veem?
Destreza social na prática
Um gerente de atendimento ao cliente buscava sempre envolver os supervisores em tomadas de decisões que envolviam os setores nos quais trabalhavam. Assim como incluía outras áreas afins. Ele organizava reuniões com todos(as) para que pudessem contribuir com ideias e soluções. Em um projeto, que envolveria mudança em várias áreas, a colaboração de vários setores levou ao aprimoramento da ideia. Os colaboradores se sentiram mais conectados ao gerente e mais dispostos a apoiar uns aos outros.
Agora é com você!
Veja como elas se conectam e trace um plano de ação para aprimorar os componentes da Inteligência Emocional em sua liderança e nos relacionamentos com as diversas pessoas no trabalho.
Seja sua prioridade!
